quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ENVELHESCÊNCIA

Você é um envelhescente????
Mário Prata

     Se você tem entre 45 e 65 anos, preste atenção no que se segue. Se for mais novo, preste atenção também porque um dia vai chegar lá. E se já passou, confira.
     Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice.
     Quase correto!
     Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice, existe a ENVELHESCÊNCIA!!!
     A envelhescência nada mais é do que uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade.
     Engana-se quem acha que o homem maduro fica valho de repente. Assim, da noite para o dia. Não!!!
     Antes a envelhescência!!!
     E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência?
    Coloque os óculos e veja como este novo estágio é maravilhoso. Já notou que andam aparecendo algumas espinhas em você? Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de 20 anos.
     Os adolescentes mudam a voz. os envelhescentes também. Mudam o ritmo de falar, mudam o timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido, os envelhescentes querem falar mais lentamente.
     Os adolescentes não tem ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhecentes evitam pensar nisso.
      Ninguém entende os adolescentes... Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, enervam-se com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites em suas vidas.
      Às vezes, um adolescente tem um filho, é uma coisa precoce.
      Às vezes, um envelhescente tem um filho, é uma coisa "Pós-coce".
     Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Os envelhescentes também não entendem eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.
     Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes também. A contragosto, idem.
     O adolescente adora usar um tênis e uns cabelos "da hora". O envelhescente também. Sem falar nos brincos. Ambos adoram deitar e levantar tarde.
     O adolescente ama assistir um show de artista envelhescente (Caetano,Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente.
     O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
     Ambos bebem escondido da família.
     O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente, quando diz "uma a cada três dias", está mentindo.
     A adolescência vai de 10 a 20 anos. A envelhescência vai dos 45 aos 65 anos. Depois, sim, virá a velhice que nada mais é do que a maturidade do envelhescente.
     Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer: "É um eterno envelhescente"! ... Que bom!!!!

     O texto anterior foi escrito por um homem, descrevendo a envelhescência masculina. Ele escreveu o que sentia, observou, vivenciou...
     Penso, melhor, tenho certeza, que a envelhescência feminina é muito diferente da masculina.
     Estou lá! Sei como é!
     Até por volta dos 40 anos, a existência da mulher é totalmente voltada para fora: trabalhar, procriar, educar, produzir. Após este período, ela começa a jornada para o seu interior, em busca de sua essência, de um autoentendimento. E isto independe de esta mulher ter ou não ter um companheiro de viagem.
     De repente, o coração feminino pede maior profundidade e surge o desejo de procurar um outro sentido para a vida e uma conexão com algo mais sublime. Seguindo este forte impulso, o coração clama por mais alívio, paz, alegria, não mais com base no que o mundo material vai oferecer, mas com o esteio do mundo espiritual.
     Não acredito, em absoluto, que a envelhescente se pareça com a adolescente. Ao contrário, é a água e o vinho. A adolescente é a água que mata a sede, a envelhescente é o vinho que é saboreado, bebericado, apreciado pelo embevecimento que proporciona.
     A adolescente muda totalmente o seu corpo, a envelhescente faz de tudo para não mudar.
     A adolescente se comunica aos gritos, a envelhecente tem uma fala mais ponderada, mais feminina.
     A adolescente usa roupas que expõe suas belas formas, pernas e seios roliços, enlouquecendo o sexo oposto. A envelhescente também gosta de mostrar seus atibutos, mas é um pouco mais discreta, deixando o sexo oposto curioso e louco de vontade de descobrir mais.
     A adolescente, geralmente, é irritada e irritante. A envelhescente é sensual.
     Na adolescência e na envelhescência começamos a nos conhecer melhor. A adolescente escuta o modismo, a envelhescente escuta o coração. A adolescente necessita de tudo, a envelhescente se desapega das coisas desnecessárias.
     Entretanto, ambas têm uma necessidade em comum: serem tratadas como uma melher merece!


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário