sábado, 7 de janeiro de 2012

Decadência da escola ou da família?

Nem uma e nem outra. A decadência ou falência, melhor dizendo, está da dignidade humana. Somos dignos, atualmente, de ser intitulados de humanos? Mantemos obediência às leis de Deus? Espalhamos as leis de Deus?
A escola recebe a criança com sua personalidade pré-estabelecida. A família e a sociedade se encarregada de concretizar o que ainda está faltando.

Família, a decadência


É um debate muito recorrente hoje em dia: A família é uma instituição falida?
                Por favor, deixemos de ser dramáticos, quando foi que a família deu certo? Quando a mulher era obrigada a tomar na cara e ficar calada? Quando ela tinha que “se abrir” no momento em que o homem estalasse os dedos? Ou será que era quando ela era obrigada a cuidar de uma ninhada sem dar um piu? Ai é muito fácil fazer dar certo né... Com uma mordaça e uma coleira, até eu faço dar certo.
                Isso tudo é o saudosismo implícito e hereditário que todos nós temos. Essa ideia de que o passado era melhor... Eu acho difícil ver em que... “Ah Ian, tínhamos músicos melhores...” Tipo quais? Amado batista? Trio parada dura? Balão mágico? É fato que tínhamos Raul, Legião, Tom Zé e muitos outros, mas tinha merda igual tem hoje; e a gente acha o público de Restart enjoado, imagina esse pessoal trash na época; poxa, Amado batista foi o segundo maior vendedor de discos do país; e o pior... uma minoria apreciava de fato os “bons músicos”, a maioria ia no modismo do rock e nadava de braçada. E isso segue para qualquer outro eventual seguimento, se discorda, por obséquio, comente.
                O fato é que hoje as mulheres podem dar graças ao pai por terem tido umas quantas que queimaram os sutiãs por elas algum tempo atrás. E devem também, por OBRIGAÇÃO, fazer valer sua força, porque ainda existem mulheres que tem a PACHORRA de abaixar a cabeça para um homem ignorante. Ora, por obséquio, vamos quebrar esses paradigmas.
                A sociedade sempre cagou na cabeça da mulher, em todas as esferas: Social, Religiosa, econômica.. por Deus, até sexual. Já está na hora dessa palhaçada toda ter fim. Se isso representa o fim da família, é justamente porque o homem ainda não teve aptidão suficiente para evoluir.
                Mas, como sempre, todos nós temos culpa no cartório por essa ruína que tem virado a família. Basta ver a banalização da relação. Eu já escrevi sobre isso, essa banalização do Amor, essa necessidade se casar, esse impulso de se ter alguém. Para que essa pressa toda? É isso? Precisamos apelar para “tentativa e erro” até dar certo?
                Só para não restar dúvidas, eu sei que casamento e família são coisas distintas, estou apenas fazendo uma ponte.
                A gente fala que a família não da certo – agora estou me referindo aos filhos – mas as pessoas têm filhos sem a menor condição financeira e mental para criá-los, daí como é que você quer uma família bem estruturada?
-------------------------------------------------------
Ps: Ok, esse não foi um dos meus melhores textos, mas eu só quero mesmo é incitar o debate.
(texto de Machado de Eugênio - publicado em seu blog:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário